Como enviar seu aplicativo Android para a Google Play Store
Se você desenvolveu um aplicativo Android e deseja compartilhá-lo com o mundo, é necessário carregá-lo na Google Play Store, a loja oficial de aplicativos para dispositivos Android. A Google Play Store tem mais de 2,5 bilhões de usuários ativos e milhões de aplicativos em várias categorias. Ao publicar seu aplicativo na Google Play Store, você pode alcançar um público grande e diversificado, testar e melhorar a qualidade do seu aplicativo, aumentar sua receita e muito mais.
Mas como você carrega seu aplicativo Android para a Google Play Store? Quais são as etapas e os requisitos envolvidos? Neste artigo, orientaremos você no processo de upload de seu aplicativo usando o Google Play Console, a interface da web que permite gerenciar seus aplicativos na Google Play Store. Também mostraremos como testar seu aplicativo internamente antes de publicá-lo e como atualizá-lo quando necessário.
apk upload
Antes de começar, vamos esclarecer o que é um arquivo apk e por que você precisa carregá-lo.
Introdução
O que é um arquivo apk e por que você precisa carregá-lo
Um arquivo apk é um arquivo compactado que contém todo o código, recursos e metadados do seu aplicativo Android. É o formato de arquivo que os dispositivos Android usam para instalar e executar aplicativos. Ao criar seu aplicativo usando o Android Studio ou outra ferramenta, você obtém um arquivo apk que pode instalar em seu dispositivo ou emulador para teste.
No entanto, se você deseja distribuir seu aplicativo para outros usuários, precisa carregá-lo na Google Play Store ou em outra loja de aplicativos. Dessa forma, os usuários podem encontrar, baixar e instalar facilmente seu aplicativo em seus dispositivos. Você também obtém acesso a vários recursos e serviços fornecidos pela Google Play Store, como análises, monetização, atualizações, análises, classificações e muito mais.
Quais são os benefícios de publicar seu aplicativo na Google Play Store
Publicar seu aplicativo na Google Play Store traz muitos benefícios para você e seus usuários. Aqui estão alguns deles:
Você pode alcançar um público grande e diversificado de mais de 2,5 bilhões de usuários Android ativos em todo o mundo.
Você pode mostrar seu aplicativo com uma listagem de loja personalizada que inclui capturas de tela, vídeos, descrições, classificações, críticas e muito mais.
Você pode melhorar a qualidade e o desempenho do seu aplicativo usando ferramentas como relatórios de pré-lançamento, Android vitals, Firebase Test Lab e muito mais.
Você pode monetizar seu aplicativo com vários métodos, como compras no aplicativo, assinaturas, anúncios, aplicativos pagos e muito mais.
Você pode envolver e reter seus usuários com recursos como notificações push, atualizações no aplicativo, aplicativos instantâneos, recursos dinâmicos e muito mais.
Você pode proteger seu aplicativo contra distribuição e modificação não autorizadas usando o Play App Signing, que gerencia com segurança suas chaves de assinatura para você.
Você pode atualizar seu aplicativo de forma fácil e eficiente usando o Android App Bundle, que reduz o tamanho do seu aplicativo e gera APKs otimizados para diferentes configurações de dispositivos.
Pré-requisitos
O que você precisa preparar antes de enviar seu aplicativo
Antes de enviar seu aplicativo para a Google Play Store, você precisa preparar algumas coisas com antecedência. Aqui estão os principais:
Uma conta de desenvolvedor no Google Play Console. Você precisa desta conta para acessar a interface da web onde você pode carregar e gerenciar seus aplicativos na Google Play Store. Para criar uma conta de desenvolvedor, você precisa pagar uma taxa única de registro de US$ 25. Você também precisa de uma conta do Google que não esteja associada a uma conta de desenvolvedor do Google Play. Você pode criar uma nova conta do Google ou usar uma já existente. Para se inscrever para uma conta de desenvolvedor, siga as instruções aqui.
Um pacote de app assinado do seu app. Um pacote de aplicativos é um novo formato de arquivo que substitui o arquivo apk para carregar seu aplicativo na Google Play Store. Ele contém todo o código e recursos do seu app, mas permite que o Google Play gere e veicule APKs otimizados para diferentes configurações de dispositivos, como tamanho da tela, idioma e arquitetura da CPU.Isso reduz o tamanho do seu aplicativo e economiza largura de banda e armazenamento para seus usuários. Para carregar um pacote de aplicativos, você precisa assiná-lo com uma chave de assinatura que o identifica como o desenvolvedor do aplicativo. Você também precisa se inscrever no Play App Signing, que gerencia com segurança sua chave de assinatura para você e protege seu aplicativo contra distribuição e modificação não autorizadas. Para saber como gerar um pacote de app assinado e se inscrever no Play App Signing, siga as instruções aqui.
Uma listagem de loja para seu aplicativo. Uma listagem da loja é a página que exibe as informações e os recursos do seu aplicativo para usuários em potencial na Google Play Store. Inclui elementos como título, ícone, capturas de tela, vídeo, descrição, categoria, classificação, resenhas e muito mais. Você precisa criar uma listagem de loja atraente e precisa que mostre a proposta de valor do seu aplicativo e incentive os usuários a baixar e instalar seu aplicativo. Para saber como criar uma listagem de loja para seu aplicativo, siga as instruções aqui.
Etapas para carregar seu aplicativo
Como criar uma conta de desenvolvedor e um novo aplicativo no Google Play Console
Depois de preparar os pré-requisitos, você está pronto para enviar seu aplicativo para a Google Play Store. A primeira etapa é criar uma conta de desenvolvedor e um novo aplicativo no Google Play Console. Aqui estão os passos:
Vá para e faça login com sua conta do Google associada à sua conta de desenvolvedor.
No menu à esquerda, clique em Todos os aplicativos.
Clique em Criar aplicativo.
Selecione um idioma padrão e digite um título para seu aplicativo. Este título aparecerá na listagem da sua loja e pode ter até 50 caracteres. Clique em Criar.
Você verá um painel com várias seções que precisa concluir antes de publicar seu aplicativo. Você pode navegar por essas seções usando o menu à esquerda ou a barra de progresso na parte superior.
Como carregar seu pacote de aplicativos e inspecioná-lo usando o explorador de pacotes
A próxima etapa é carregar seu pacote de aplicativos e inspecioná-lo usando o explorador de pacotes.Bundle explorer é uma ferramenta que permite visualizar o conteúdo e os detalhes do seu pacote de aplicativos, como os APKs gerados pelo Google Play, as configurações de dispositivos compatíveis, as permissões exigidas pelo seu aplicativo e muito mais. Aqui estão os passos:
No menu à esquerda, clique em App bundle explorer.
Clique em Carregar novo.
Selecione o arquivo de pacote de aplicativo assinado que você gerou anteriormente e clique em Abrir.
Aguarde o upload terminar e clique em Ver detalhes.
Você verá um resumo do seu pacote de aplicativos, como tamanho, código da versão, nome da versão, nome do pacote e impressão digital do certificado SHA-1. Você também pode ver os APKs gerados pelo Google Play para diferentes configurações de dispositivo, como densidade de tela, arquitetura de CPU, idioma e versão do SDK. Você pode baixar esses APKs para teste ou inspeção.
Você também pode ver outras informações sobre seu pacote de aplicativos, como os recursos e permissões exigidos por seu aplicativo, os recursos e as bibliotecas nativas incluídas em seu aplicativo, os módulos de recursos dinâmicos que você pode fornecer sob demanda ou condicionalmente e muito mais.
Você pode usar o explorador de pacotes para verificar se o pacote de aplicativos está correto e completo antes de publicá-lo. Se precisar fazer alterações ou correções, você pode gerar um novo pacote de aplicativos com um código de versão superior e carregá-lo novamente.
Como testar seu aplicativo internamente usando o Firebase App Distribution ou o compartilhamento interno de aplicativos
Antes de publicar seu aplicativo para todos os usuários na Google Play Store, convém testá-lo internamente com um grupo limitado de testadores. Dessa forma, você pode obter feedback e identificar problemas ou bugs que precisam ser corrigidos antes de lançar seu aplicativo publicamente. Há duas maneiras de testar seu aplicativo internamente usando o Google Play Console: Firebase App Distribution e compartilhamento interno de aplicativos. Aqui estão as diferenças e etapas para cada método:
Distribuição de aplicativos do Firebase
O Firebase App Distribution é um serviço que permite distribuir versões de pré-lançamento do seu aplicativo para testadores por meio de convites por e-mail.Você pode usar o Firebase App Distribution para testar APKs e pacotes de aplicativos. Você também pode integrar o Firebase App Distribution com seu sistema de integração contínua (CI) para automatizar o processo de distribuição. Para usar o Firebase App Distribution, você precisa ter um projeto do Firebase vinculado ao seu projeto do Google Play Console. Aqui estão os passos:
Vá para e faça login com sua conta do Google associada à sua conta de desenvolvedor.
Se você ainda não tem um projeto do Firebase, clique em Adicionar projeto e siga as instruções para criar um. Certifique-se de vincular seu projeto do Firebase ao seu projeto do Google Play Console.
Se você já tem um projeto do Firebase, selecione-o no menu suspenso.
No menu à esquerda, clique em Distribuição de aplicativo.
Clique em Começar e siga as instruções para adicionar seu aplicativo ao Firebase App Distribution. Você precisa fornecer o nome do pacote do seu aplicativo e a impressão digital do certificado SHA-1.
Depois que seu aplicativo for adicionado, você poderá fazer upload de seu APK ou arquivo de pacote de aplicativos clicando em Carregar uma nova compilação. Você também pode usar o plug-in Firebase CLI ou Gradle para fazer upload de sua compilação de seu terminal ou Android Studio.
Depois de carregar sua compilação, você pode adicionar testadores inserindo seus endereços de e-mail ou selecionando-os em uma lista. Você também pode criar grupos de testadores para facilitar o gerenciamento.
Clique em Revisar e distribuir e confirme os detalhes da distribuição. Seus testadores receberão um convite por e-mail com um link para baixar e instalar seu aplicativo.
Você pode monitorar o status da distribuição e o feedback de seus testadores no painel Firebase App Distribution. Você também pode atualizar sua compilação ou testadores a qualquer momento.
Compartilhamento interno de aplicativos
O compartilhamento interno de aplicativos é um recurso que permite compartilhar versões de teste do seu aplicativo com qualquer pessoa, gerando um link de download. Você pode usar o compartilhamento interno de apps para testar APKs e pacotes de apps. Você não precisa se inscrever em nenhum serviço ou criar uma lista de testadores.No entanto, você precisa habilitar o compartilhamento interno de aplicativos no Google Play Console e no dispositivo de cada testador. Aqui estão os passos:
Vá para e faça login com sua conta do Google associada à sua conta de desenvolvedor.
No menu à esquerda, clique em Configurações.
Clique em Compartilhamento de aplicativo interno.
Ative o botão para compartilhamento interno de aplicativos.
Em Testadores de aplicativos, adicione os endereços de e-mail das pessoas que testarão seu aplicativo. Você também pode usar um Grupo do Google ou uma lista de e-mails.
Em Carregamentos de aplicativos, carregue seu APK ou arquivo de pacote de aplicativos arrastando e soltando-o ou clicando em Procurar arquivos.
Aguarde o upload terminar e copie o link de download que aparece.
Compartilhe o link de download com seus testadores por e-mail, bate-papo ou qualquer outro método.
Peça aos seus testadores para habilitar o compartilhamento interno de aplicativos em seus dispositivos seguindo estas etapas:
Abra o aplicativo Google Play Store em seu dispositivo.
Toque no ícone do perfil no canto superior direito.
Toque em Configurações.
Toque em Sobre.
Toque na versão da Play Store sete vezes até que uma mensagem diga "Agora você é um desenvolvedor".
Volte para Configurações e toque em Opções do desenvolvedor.
Ative o botão para compartilhamento interno de aplicativos.
Seus testadores agora podem abrir o link de download em seus dispositivos e instalar seu aplicativo. Eles verão uma mensagem de aviso que diz "Esta é uma versão de teste interno deste aplicativo".
Conclusão
Neste artigo, mostramos como fazer upload de seu aplicativo Android para a Google Play Store usando o Google Play Console. Também explicamos o que é um arquivo apk e por que você precisa carregá-lo, quais são os benefícios de publicar seu aplicativo na Google Play Store, quais são os pré-requisitos para fazer upload de seu aplicativo, como criar uma conta de desenvolvedor e um novo aplicativo no Google Play Console, como fazer upload de seu pacote de aplicativos e inspecioná-lo usando o bundle explorer, como testar seu aplicativo internamente usando o Firebase App Distribution ou o compartilhamento interno de aplicativos e como atualizar seu pacote de aplicativos e aumentar o código da versão.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender o processo de upload de seu aplicativo Android para a Google Play Store e motivado a compartilhar seu aplicativo com o mundo. Publicar seu aplicativo na Google Play Store é uma ótima maneira de alcançar um público grande e diversificado, melhorar a qualidade e o desempenho de seu aplicativo, monetizar seu aplicativo, envolver e reter seus usuários, proteger seu aplicativo e atualizá-lo com facilidade e eficiência. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco por e-mail ou chat. Gostaríamos muito de ouvir de você e ajudá-lo com sua jornada de desenvolvimento de aplicativos.
perguntas frequentes
Qual é a diferença entre um APK e um pacote de aplicativos?
Um APK é um arquivo compactado que contém todo o código, recursos e metadados do seu aplicativo Android. É o formato de arquivo que os dispositivos Android usam para instalar e executar aplicativos. Um pacote de aplicativos é um novo formato de arquivo que substitui o APK para carregar seu aplicativo na Google Play Store. Ele contém todo o código e recursos do seu app, mas permite que o Google Play gere e veicule APKs otimizados para diferentes configurações de dispositivos, como tamanho da tela, idioma e arquitetura da CPU. Isso reduz o tamanho do seu aplicativo e economiza largura de banda e armazenamento para seus usuários.
Quanto custa carregar um aplicativo na Google Play Store?
Para fazer upload de um aplicativo para a Google Play Store, você precisa pagar uma taxa única de registro de US$ 25. Essa taxa é cobrada quando você cria uma conta de desenvolvedor no Google Play Console. Você não precisa pagar nenhuma taxa adicional para carregar ou atualizar seus aplicativos. No entanto, pode ser necessário pagar outras taxas, dependendo de como você monetiza seu aplicativo, como taxas de transação para compras ou assinaturas no aplicativo ou divisão de receita para anúncios.
Quanto tempo leva para carregar um aplicativo na Google Play Store?
O tempo que leva para carregar um aplicativo na Google Play Store depende de vários fatores, como o tamanho do seu pacote de aplicativos, a velocidade da sua conexão com a Internet e o tempo de processamento do Google Play.Geralmente, leva alguns minutos para carregar seu pacote de aplicativos e algumas horas para processá-lo. No entanto, pode levar mais tempo se houver algum problema ou erro com seu pacote de apps ou detalhes do app. Você pode verificar o status do upload do seu aplicativo na seção App bundle explorer do Google Play Console.
Como posso atualizar meu aplicativo na Google Play Store?
Para atualizar seu aplicativo na Google Play Store, você precisa gerar um novo pacote de aplicativos com um código de versão superior e carregá-lo no Google Play Console. Você também pode atualizar as informações da lista de lojas, como capturas de tela, descrição, classificação e muito mais. Depois de fazer upload do novo pacote de apps e atualizar a listagem do app, você pode publicar a atualização do app para todos os usuários ou para um grupo específico de usuários usando lançamentos graduais ou faixas de teste. Você também pode usar atualizações no aplicativo para solicitar que seus usuários atualizem seu aplicativo sem sair dele.
Como posso excluir meu aplicativo da Google Play Store?
Para excluir seu aplicativo da Google Play Store, primeiro você precisa cancelar a publicação. Para cancelar a publicação de seu aplicativo, vá para a seção Produção do Google Play Console e clique em Gerenciar. Em seguida, clique em Cancelar publicação e confirme sua ação. Isso removerá seu aplicativo da listagem da loja e impedirá que novos usuários o instalem. No entanto, os usuários existentes que já instalaram seu aplicativo ainda poderão usá-lo e receber atualizações. Para excluir seu aplicativo completamente, você precisa entrar em contato com o suporte do Google Play e solicitar que excluam os dados do aplicativo permanentemente. Isso removerá todas as informações e arquivos associados ao seu aplicativo dos servidores do Google Play. 0517a86e26
Comments